Home > Media Center > Press Releases


Dia Verde do Público Aumentar a Consciencialização para a Protecção Ambiental


O Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau 2017 (MIECF 2017) encerra amanhã dia 1 de Abril. Todos os anos, o MIECF promove activamente a participação do público no evento. O último dia do evento é dedicado ao “Dia Verde do Público”, que visa melhorar o conhecimento dos cidadãos sobre a protecção ambiental, e um estilo de vida ecológico, com baixo teor de carbono.

Aberto ao público em geral, o último dia do MIECF 2017 visa estimular a aprendizagem e participação dos cidadãos no evento, encorajando-os a adoptar estilos de vida amigos do ambiente e com baixo teor de carbono. Este ano, o “Dia Verde do Público” prevê uma série de actividades sob o tema “Vamos Criar um Ambiente Verde – Reduzir Desperdícios, Valorizar os Alimentos”, nomeadamente: um sorteio, uma visita guiada sobre preservação ambiental, um workshop sobre protecção ambiental, jogos para pais e filhos, e um quiosque sobre temas ambientais. As mascotes da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA) irão também marcar presença no recinto do evento, disponibilizando informações sobre a valorização dos alimentos e a redução de desperdício, instando o público a adoptar, no dia-a-dia, uma série de comportamentos amigos do ambiente e a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável de Macau. Durante o evento, realizar-se-á um workshop sobre protecção ambiental. Os visitantes poderão ainda participar numa visita guiada sobre como transformar os desperdícios gerados no quotidiano em objectos criativos ou práticos, sendo dado como exemplo o “Projecto de Reciclagem de Lai-Sis” da DSPA. Ao mesmo tempo, decorrerá uma série de actividades de artes plásticas orientadas para as famílias. Acompanhadas pelos progenitores, as crianças vão poder colorir desenhos que ilustram comportamentos amigos do ambiente, aperfeiçoando, assim, o conhecimento sobre a reciclagem de papel, metal, plástico e pilhas. A actividade irá também consciencializar os mais jovens sobre a necessidade de valorizar os alimentos e reduzir o desperdício. As mascotes da DSPA incluem: o Sr. Terra; o Irmão Nuvem; a Irmã Flor; e o Bebé Colher.

A fim de incentivar o transporte verde, no “Dia Verde do Público” a organização terá à disposição do público autocarros gratuitos entre zonas centrais da cidade e o recinto do evento. O serviço gratuito de autocarros estará disponível nas seguintes localizações: Rua do Dr. Pedro José Lobo (Macau Plaza); Avenida do Conselheiro Ferreira de Almeida (junto ao Parque de Estacionamento Pak Wai); Mercado do Iao Hon (junto ao centro comercial iSQUARE); e Avenida de Guimarães na Taipa (junto ao Parque Central, do lado do edifício Nova Park). Também será providenciado estacionamento no local, situado perto do Hall de Exposições D. Contudo, os lugares são limitados e estarão disponíveis apenas por ordem de chegada (os condutores terão que apresentar um bilhete com o carimbo do “Dia Verde do Público” para ter acesso ao estacionamento gratuito).

Além disso, os visitantes profissionais e outros participantes no MIECF serão convidados pela DSPA a visitar infra-estruturas de tratamento de resíduos electrónicos em Macau, bem como a visitar o Sands Cotai Central. Os hotéis Conrad Macao, Sheraton Grand Macao e Holiday Inn Macau – todos localizados no Sands Cotai Central – venceram prémios na categoria “ouro” da última edição do “Prémio Hotel Verde Macau”. A visita ao Sands Cotai Central procura promover os conceitos do “Prémio Hotel Verde Macau” junto dos participantes no MIECF.